O programa Side by side visa promover práticas de mentoria interpares tendo em vista o apoio à inclusão educativa e social de estudantes da UMAIA e do IPMAIA, contribuindo para o desenvolvimento de competências emocionais, sociais e de aprendizagem dos estudantes.
Os estudantes (de qualquer ano/qualquer ciclo de estudos) interessados poderão assumir-se como mentorandos. Os mentores serão estudantes da UMAIA e do IPMAIA pelo menos há um ano letivo, podendo ser estudantes do mesmo curso ou de cursos diferentes. A mentoria pode ser implementada na modalidade individual ou em pequeno grupo (até 4 mentorandos por mentor), em função das situações e das necessidades.
Os principais objetivos são:
Reforçar entre os estudantes uma cultura institucional de mentoria;
Promover a inclusão social e educativa de todos os estudantes, incluindo os estudantes em situação de maior vulnerabilidade;
Facilitar o processo de transição para o ensino superior;
Promover o sucesso académico dos estudantes;
Identificar atempadamente situações de risco em termos académicos e de saúde mental;
Promover o bem-estar, a inclusão educativa e social, a participação, o envolvimento e o sentido de pertença dos estudantes à comunidade académica;
Favorecer o desenvolvimento de competências sociais e emocionais;
Promover a aquisição de estratégias de aprendizagem e organização do estudo facilitadoras da aprendizagem, contribuindo para a redução do stress académico;
Promover o desenvolvimento de competências de gestão de stress e hábitos promotores de bem-estar;
Estimular a partilha de experiências de mentoria entre pares.
Este programa surge na sequência das práticas de mentoria interpares implementadas na UMAIA desde o ano letivo 2022/2023, no âmbito do projeto WEL(L)COME[1] e WELL.BE[2], em articulação com o Gabinete de Apoio à Inclusão Educativa (GAIE), com a Associação de Estudantes da UMAIA e do IPMAIA, e com os Núcleos de Estudantes dos diferentes cursos da instituição.
A implementação das mentorias concretiza-se em várias etapas:
recrutamento de estudantes (mentores e mentorandos);
seleção de estudantes para a função de mentores (a partir de um perfil previamente definido);
capacitação inicial de mentores;
emparelhamento/matching entre mentor e mentorando, em função das características e necessidades dos estudantes;
estabelecimento de um plano de mentoria em articulação com os diferentes intervenientes;
avaliação pré-teste;
implementação da mentoria;
monitorização e acompanhamento;
capacitação contínua dos mentores;
avaliação pós-teste;
encontro anual de partilha de experiências e práticas.
Os mentores poderão também participar em ações de auto-rastreio (ex: divulgação de questionários que permitam as pessoas ficarem com noção da probabilidade de estarem a precisar de ajuda).
[1] Projeto WEL(L)COME: Sucesso e Integração no Ensino Superior, financiado pelo POCH, de março a novembro de 2023.
[2] Projeto WELL.Be: Promoção do bem-estar e saúde mental no ensino superior, prémio atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.