Alinhado com os modelos de desenvolvimento profissional e pessoal, este programa centra-se na capacitação do pessoal docente, não docente e estudantes da UMAIA e do IPMAIA para responder adequadamente aos desafios da inclusão educativa, nomeadamente ao nível da identificação e encaminhamento, desenvolvimento de atitudes positivas face à inclusão, da criação de relações interpessoais positivas, e utilização de práticas pedagógicas diferenciadas e adaptadas às necessidades destes estudantes.
Os principais objetivos são:
Promover o conhecimento do pessoal docente e não docente sobre os mecanismos de encaminhamento e respostas para estudantes com necessidades educativas específicas e/ou de saúde mental disponíveis na instituição;
Capacitar os docentes para a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem adequadas aos perfis e características de estudantes com necessidades educativas específicas, potenciando a saúde mental, bem-estar, sucesso e inclusão dos estudantes;
Facilitar a adoção, por parte de estudantes, pessoal docente e não docente, de atitudes de valorização, respeito e tolerância face aos estudantes com necessidades educativas específicas, promover a compreensão por parte da comunidade educativa sobre as necessidades educativas específicas no contexto da saúde mental;
Contribuir para a diminuição do estigma sobre a inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas no ensino superior;
Promover o bem-estar, saúde mental, inclusão social e sucesso académico dos estudantes com necessidades educativas específicas.
A inclusão de todos os estudantes nas instituições de ensino superior (IES) apresenta-se como um objetivo estratégico para a valorização não apenas dos/as estudantes, mas também do corpo docente e pessoal não docente.
Assim, foi criado pela Maiêutica, em 2019, Gabinete de Apoio à Inclusão Educativa (GAIE), com vista a uma resposta direta (através da elaboração do plano individualizado de acompanhamento e apoio) aos estudantes elegíveis para o estatuto de estudantes com necessidades educativas específicas de caráter permanente ou temporário, abrangidos pelas categorias transnacionais A e B definidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), mas também ao desenvolvimento de um conjunto de ações de natureza transversal, preventiva e promotora, facilitadoras da inclusão, bem-estar, saúde mental e sucesso de todos os estudantes.
O programa EquiSteps, em articulação com o GAIE e com as Associações de Estudantes e os núcleos de estudantes, vem expandir e alargar o âmbito de atuação das respostas atualmente existentes na Maiêutica para apoiar a inclusão de estudantes com NEE focando-se no desenvolvimento de competências do pessoal docente e não docente para identificar e responder adequadamente às necessidades destes estudantes, bem como para criar uma cultura institucional promotora de bem estar e saúde mental, que valorize a diversidade e inclusão de todos. Inclui a criação de material informativo (brochuras) sobre as necessidades associadas a diferentes padrões de funcionalidade de estudantes com NEE; elaboração de material informativo (brochuras) sobre adaptação das estratégias de ensino-aprendizagem facilitadoras do bem-estar e sucesso de estudantes com NEE; elaboração de material informativo (brochuras) sobre NEE no contexto da saúde mental; realização de workshops de curta duração para docentes sobre as NEE no contexto da saúde mental, com a participação de convidados especialistas; realização de workshops de curta duração para pessoal não docente sobre as NEE no contexto da saúde mental, com a participação de convidados especialistas; e a realização de workshops de curta duração para estudantes sobre as NEE no contexto da saúde mental, com a participação de convidados especialistas.