O projeto WELL Be 2.0 prevê dinamizar três ações de rastreio generalizado para os estudantes da UMAIA e do IPMAIA, até dezembro de 2026, de problemas de saúde mental. Estes rastreios decorrem em contexto de sala de aula e compreendem o preenchimento de dois questionários breves, especificamente de levantamento de sintomas de ansiedade e de depressão, os mais comuns na população de estudantes no ensino superior. Para além de promover a divulgação do projeto WELL.Be 2.0, estes rastreios podem resultar, mediante a identificação pelo estudante, no recurso uma avaliação psicológica especializada e, se necessário, o acesso a diferentes modalidades de intervenção psicológica, no CASP.
No mesmo sentido, alargado à avaliação da perceção de saúde, bem-estar, qualidade de vida, estilos de vida, sono, níveis de atividade física e comportamento sedentário, o projeto WELL.Be 2.0 prevê a realização de um Inquérito para identificação da perceção de saúde e estilos de vida aos estudantes da UMAIA e do IPMAIA, com o objetivo fundamental a sinalização de estudantes que não cumpram a linhas orientadoras da Organização Mundial de Saúde, para a prática de atividade física e desenvolvimento de estilos de vida ativos, e que simultaneamente representam risco para a saúde mental individual e da comunidade da estudantil.
Os objetivos desta atividade são caracterizar a perceção de bem de estar, qualidade de vida, hábitos alimentares, sono, níveis de atividade física e comportamento sedentário dos estudantes da UMaia e IPMaia e identificar os fatores que influenciam a perceção de bem-estar e qualidade de vida. Visa ainda informar programas de intervenção futuros com vista a desenvolver uma cultura de princípios e valores de inclusão social através da prática de atividade física e desportiva, favorecer a promoção de saúde através da prática de atividade física de forma regular e sustentada, favorecer o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, na comunidade académica, de forma a facilitar a inclusão, bem-estar através da prática regular de atividade física e desportiva, promover de estratégias individuais comportamentos de aprendizagem e de organização do estudo facilitadoras da aprendizagem.