2 de junho, 2025
Entre os dias 22 de abril e 30 de maio, teve lugar o primeiro de três rastreios presenciais de sintomas de ansiedade e depressão dirigidos aos estudantes da Universidade da Maia (UMAIA) e do Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA). Esta iniciativa foi promovida pelo Centro de Apoio e Serviço Psicológico (CASP) da Maiêutica CRL, no âmbito do projeto WELL.Be 2.0 – Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior (DGES, 2023).
O rastreio foi realizado em todas as turmas da UMAIA e do IPMAIA, proporcionando a cada estudante uma oportunidade para avaliar o seu bem-estar emocional. Neste enquadramento, foi também garantida a possibilidade de acesso a uma avaliação psicológica especializada e gratuita, disponibilizada pelo CASP através do projeto WELL.Be 2.0.
Além da avaliação individual, esta ação permitiu ainda reforçar a divulgação das diversas iniciativas e atividades de promoção da saúde mental levadas a cabo pelo projeto WELL.Be 2.0, aproximando assim o CASP da comunidade académica do universo Maiêutica CRL.
A equipa do WELL.Be 2.0 destaca a importância crucial da deteção precoce de sinais de mal-estar psicológico. Até dezembro de 2026, estão previstas mais duas edições deste rastreio, em linha com o compromisso assumido com a promoção do bem-estar, da saúde mental e do sucesso académico dos estudantes da UMAIA e do IPMAIA.