Os conflitos são situações em que duas ou mais pessoas entram em desacordo porque as suas posições, interesses, valores, desejos e objetivos são incompatíveis ou percebidos como incompatíveis (Costa, 2003; Infopédia, 2023).
"Assim como o conflito é todo um processo que pode levar bastante tempo, a sua resolução também tem de ser entendida como um processo e não como uma ação concreta que acabará com todos os problemas" (Cascón, 2000 )
O conflito ocorre no próprio indivíduo como resultado da divergência de ideias e/ou pensamentos (Sobral & Capucho, 2019):
repulsão-atração (rejeitar uma alternativa para escolher outra)
repulsão-repulsão (escolher entre duas opções desagradáveis)
atração-repulsão (escolher entre opções vantajosas e desvantajosas)
O conflito ocorre entre diferentes indivíduos, grupos e/ou organizações e pode ter como causas (Sobral & Capucho, 2019):
diferenças de personalidade;
diferenças de pensamento;
discordância comportamental;
discordância cultural;
entre outras.
Algumas estratégias para a resolução de conflitos interpessoais (Cunha & Monteiro, 2018; Soares, 2017) incluem:
A escuta ativa consiste num modo de resposta a quem está a falar e demonstra que procuramos compreender o que o outro diz e sente. Permite a recolha de informação relativa aos objetivos a atingir e potencia a relação interpessoal.
Colocar-se no lugar do outro, identificar e partilhar os seus sentimentos e motivações.
Defender os próprios direitos, permitindo que as preferências pessoais sejam respeitadas e as necessidades sejam satisfeitas.
O diálogo aberto permite às partes envolvidas procurar resolver um conflito de forma satisfatória e com o máximo proveito para ambas.