Como tratar as perturbações de ansiedade e a depressão?
Vários modelos de intervenção psicológica/psicoterapia, como a Terapia Cognitivo-Comportamental (Barlow, 2014; Beck, 2020) e Terapia Focada nas Emoções (Greenberg & Goldman, 2019) estão cientificamente validados como tratamentos eficazes para as perturbações de ansiedade e a depressão, complementados sempre que necessário com tratamentos farmacológicos (exemplo: antidepressivos).
Se sentires que sofres ansiedade excessiva e/ou de depressão, deves procurar ajuda especializada
(exemplo: psicólogo, psiquiatra) e fazeres uma avaliação psicológica especializada.
Esta avaliação permitirá diagnosticar adequadamente a problemática e definir o tratamento mais apropriado.
Como prevenir o aparecimento de perturbações de ansiedade e/ou depressão?
CUIDA DO TEU BEM-ESTAR!
Adota um diálogo interno positivo, evitando a autocrítica (por exemplo, “não correu como esperava” em vez de “sou mesmo um/a falhado/a”). Disponibiliza tempo para praticar os teus passatempos e envolver-te em atividades que te permitam adquirir um sentido de mestria (por exemplo, praticar um instrumento musical, aprender uma nova língua).
Pratica exercício físico, alimenta-te saudavelmente, evita álcool, drogas e tabaco, e dorme o suficiente (pelo menos 8h por dia).
Define os objetivos que queres atingir, seja académica, profissional ou pessoalmente e escreve os passos que estás a pensar dar para os concretizar.
Estes objetivos devem ser S.M.A.R.T.
Singulares, Mensuráveis (passíveis de serem medidos de forma a perceber e controlar como estás a progredir), Atingíveis, Relevantes para ti e de Tempo limitado (definir um tempo limite para os concretizar e um tempo específico para realizar cada passo).
Medita e faz exercícios de relaxamento, são boas opções para abrandar e retirar, por momentos, a tua atenção dos problemas que te possam estar a preocupar.
Rodeia-te de pessoas que gostam de ti, como familiares ou amigos, ou então adere a grupos da tua zona, tais como grupos culturais, desportivos ou de voluntariado.
O Centro de Apoio e Serviço Psicológico (CASP) da Universidade da Maia disponibiliza consulta de avaliação psicológica e intervenções em grupo gratuitas no âmbito do projeto WELL.Be aos estudantes da UMAIA e do IPMAIA.
Assim como consulta psicológica/psicoterapia individual em articulação com outros profissionais e serviços especializados em saúde mental quando necessário (exemplo: psiquiatras).